Desde o fim de semana, moradores e autoridades de Tierra Amarilla, na região do deserto do Atacama, no Chile, estão preocupados com o grande sumidouro que apareceu perto da Mina Alcaparrosa de Candelaria. Imagens e vídeos do fenômeno foram divulgados pelo município por meio das redes sociais, dando conta da magnitude do buraco.
De acordo com o Serviço Nacional de Mineração e Geologia do Chile (Sernageomin), o buraco tem um diâmetro aproximado de 32 metros e 62 metros de profundidade. O prefeito da região, Cristóbal Zúñiga, acredita que a atividade mineradora excessiva na região é responsável pelo fenômeno inédito.
“É um medo que sempre tivemos devido ao fato de estarmos cercados por jazidas de mineração”, afirmou Zúñiga em comunicado. “Isso nos enche de preocupação, pois ainda está ativo, continua a crescer. Isso é algo que não havia sido visto em nossa comunidade”. Ele reiterou que foi solicitada a investigação das razões por trás deste evento, bem como sua suposta ligação com a atividade de mineração subterrânea que ocorre na área.
Da mesma forma, o delegado da região do Atacama, Gerardo Tapia, informou que uma inspeção foi realizada e que ativou “todas as linhas de ação para responder a esta situação”