The news is by your side.

Navios de guerra nazistas revelados à medida que os níveis do rio Danúbio caem

0

 

A queda dos níveis de água no rio Danúbio durante uma recente onda de calor na Europa revelou mais destroços de uma flotilha de navios de guerra nazistas que foram deliberadamente afundados nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial.

Os destroços de cerca de 20 navios de guerra estão agora expostos perto da cidade de Prahovo, no leste da Sérvia, que é um dos 10 países que o Danúbio atravessa entre a Alemanha Ocidental e o Mar Negro.

Baixos níveis de água no Danúbio revelam navios de guerra alemães da Segunda Guerra Mundial

Muitos dos destroços ainda contêm toneladas de munição não detonada que colocam em risco os pescadores locais, o tráfego fluvial e a vida selvagem, e o governo da Sérvia tem planos para removê-los. À medida que os níveis de água caem, no entanto, os destroços de guerra potencialmente explosivos representam um perigo ainda maior do que o habitual. Alguns agora exibem torres, pontes de comando, mastros quebrados e cascos retorcidos acima dos níveis de água em queda, de acordo com a Reuters, enquanto outros estão submersos em bancos de areia.

“A flotilha alemã deixou para trás um grande desastre ecológico que nos ameaça, o povo de Prahovo”, disse o historiador local Velimir Trajilovic.

Baixos níveis de água no Danúbio revelam navios de guerra alemães da Segunda Guerra Mundial

Os níveis de água do Danúbio e de muitos outros grandes rios da Europa caíram durante meses de altas temperaturas e chuvas abaixo do normal; na Sérvia,as autoridades começaram a usar dragas para manter um canal navegável no Danúbio aberto ao tráfego fluvial. Mas os destroços reduziram a largura do canal em Prahovo para apenas 100 metros, em vez dos habituais 180 metros.

Baixos níveis de água no Danúbio revelam navios de guerra alemães da Segunda Guerra Mundial

Até 200 navios de guerra da frota alemã no Mar Negro foram deliberadamente afundados no Danúbio perto de Prahovo no final de 1944, por ordem de seu comandante, contra-almirante Paul-Willy Zieb da Kriegsmarine, marinha da Alemanha de 1935 a 1945.

Zieb liderou um comboio de navios de guerra, soldados e civis das regiões do Mar Negro até o Danúbio enquanto se retiravam do exército soviético que avançava pela Romênia depois de agosto de 1944.

Mas o “Battlegroup Zieb” ficou sob fogo pesado da costa soviética no norte, e depois de uma tentativa fracassada de chegar ao território alemão lutando através do desfiladeiro conhecido como ‘Portão de Ferro’, cerca de 30 quilômetros rio acima, Zieb ordenou que os navios de guerra fossem afundados em Prahovo no final de setembro de 1944. Ele também ordenou que o pessoal seguisse a pé até Belgrado, capital da Sérvia, que era controlada na época por os militares alemães.

A ideia de Zieb era afundar deliberadamente os navios de guerra alemães em linhas em ziguezague que pelo menos retardariam o avanço soviético. Mas não ajudou, e a Alemanha nazista se rendeu aos soviéticos e aliados em maio de 1945. 

O resultado da fuga em massa perto de Prahovo foi a criação de uma perigosa obstrução aos barcos no Danúbio, que fica mais exposta quando o nível do rio cai a cada verão. Alguns dos destroços foram removidos após o fim da guerra, mas a maioria deles ainda está lá. Este ano, o governo da Sérvia propôs uma operação de US$ 30 milhões para removê-los.

A Europa experimentou ondas de calor nos últimos verões, que exacerbou os baixos níveis de água nos principais rios, como o Danúbio, mas isso não é um problema novo.

A Comissão Internacional para a Proteção do Rio Danúbio observa que as barragens, reservatórios, redes de irrigação, defesas contra inundações e canais para navegação de barco no tronco principal do Danúbio e seus muitos afluentes reduzem o fluxo do rio e que as barragens e reservatórios hidrelétricos estão entre as maiores ameaças.

Mais de 80 milhões de pessoas vivem na bacia do Danúbio, no sudeste da Europa, e mais de 20 milhões dependem diretamente do Danúbio para obter água.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação