The news is by your side.

Galvan defende fim de indicação política para o STF

0

Da Redação

O candidato ao Senado Antonio Galvan (PTB) pretende fazer mudanças no sistema judiciário brasileiro caso seja eleito. Galvan defende que os futuros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) sejam escolhidos por meio de concurso público ou por votação entre seus pares.

“A proposta é acabar com a influência política, pois é o presidente da República que indica ministros para o STF. A ligação política pode gerar dúvidas. O exemplo é o ministro Alexandre de Moraes que foi secretário do governo do candidato a vice do Lula, Geraldo Alckmin, e indicado pelo ex-presidente Michel Temer para o STF. Agora, Moraes vai presidir o Tribunal Superior Eleitoral e comandar às eleições desse ano. No mínimo ele deveria abdicar de comandar o processo eleitoral por ter ligação com o vice do Lula”, explicou Galvan. Ele acrescentou ainda que já existe pedidos oficiais de suspeição do ministro Alexandre de Moraes por ligação com a chapa petista que disputa à Presidência da República.

Ainda segundo o candidato a senador é fundamental corrigir possíveis falhas no sistema judiciário para melhorar a estabilidade do país e para punir com mais rigor os casos de corrupção.

De acordo com a Constituição Federal cabe ao Senado afastar do cargo ministros do STF em caso de desvio de conduta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação