AFP
Durante partida entre o grego Stefanos Tsitsipas e o argentino Diego Schwartzman pela Laver Cup, em Londres, na Inglaterra, um ativista invadiu a quadra e colocou fogo no próprio braço. A ação foi um protesto contra as emissões de carbono.
Tsitsipas tinha acabado de fechar o primeiro set em 6 a 2, e os jogadores estavam nos bancos de suas equipes quando um jovem, com uma camiseta que dizia “Fim aos jatos particulares no Reino Unido”, se aproximou da rede. Ele se sentou no meio da quadra e colocou uma substância inflamável em seu braço, mas as chamas foram rapidamente apagadas e ele foi retirado pelos seguranças do torneio.
Em seguida, os árbitros verificaram que a quadra, também afetada pelo fogo, estava em bom estado. O jogo pôde continuar, e Tsitsipas venceu o segundo set por 6 a 2 novamente, para dar ao time da Europa uma vantagem de 2 a 0 sobre a equipe do resto do mundo.
“Ele chegou não sei de onde. Não tenho ideia do que ele queria. Nunca tinha vivido um incidente assim na quadra. Espero que esteja bem” disse o tenista grego depois do jogo.
O sistema de disputa da Laver Cup é um pouco distinto dos torneios do circuito da ATP, visto que não conta pontuação para o ranking mundial. Cada equipe tem sete atletas, sendo seis titulares e um reserva. O grande momento do dia na Laver Cup seria a despedida do tênis do suíço Roger Federer.