O que começou como uma invenção para o trabalhador americano, que precisava de roupas fortes e duráveis para suportar a árdua tarefa, tornou-se a peça que revolucionou o mercado da moda. Usado por mineiros, cowboys, rock stars, presidentes e homens e mulheres de todo o mundo, essas calças têm sido a roupa de várias gerações. No entanto, nem todos conhecem a história de seu fundador, Levi Strauss, um homem que, como muitos, foi para os Estados Unidos em busca de um futuro melhor.
Levi Strauss é o fundador da primeira empresa de fabricação de jeans. Ele nasceu em 26 de fevereiro de 1829 em Buttenheim, Alemanha, como Loeb Strauss. Em 1847 foi para Nova York, com suas duas irmãs e sua mãe, para se juntar aos irmãos no comércio atacadista de produtos têxteis. Em 1850 mudou seu nome para Levi, e em 1853 tornou-se cidadão dos Estados Unidos. Quando a corrida do ouro na Califórnia começou, decidiu se mudar para a costa oeste e abrir uma filial do negócio da família em São Francisco. No início de março de 1853, abriu seu negócio como “Levi Strauss & Co.”, onde vendia roupas, roupas de cama, bolsas, lenços e rolos de pano enviados por seus irmãos de Nova York. Tornou-se também uma figura conhecida na cidade, atuando na vida comercial e cultural de São Francisco e apoiando a comunidade judaica da qual fazia parte.
Um de seus clientes era Jacob W. Davis, um alfaiate de Reno, Nevada. Strauss recebeu uma carta dele em 1872, onde lhe contou sobre o novo sistema em que estava trabalhando para fazer calças mais fortes e duráveis usando rebites de cobre. Na carta, Davis expressou seu medo de que alguém roubasse sua ideia e que ele pretendia patenteá-la. No entanto, o alfaiate de Reno não tinha dinheiro suficiente para o pedido (cerca de US$ 68), então pediu a Strauss para ser seu sócio e dividir as despesas. Strauss concordou, e em 20 de maio de 1873, a Patente U.S. No. 139.121 foi emitida para Jacob W. Davis e Levi Strauss and Company. E esse dia é o aniversário do jeans.
Desde então, Levi Strauss colocou Davis como gerente de produção na loja Levi Strauss & Co. A produção foi inicialmente realizada por costureiras individuais de suas casas. No entanto, na década de 1880, Levi Strauss alugou espaço para sua própria fábrica ao sul da Market Street e a produção mudou-se para lá. O principal produto feito lá foram os famosos “Levi’s 501″, mas Levi e Jacob também faziam camisas e macacões.
Embora a maioria das pessoas o conheça como o fundador da “Levi Strauss & Co”, ele também foi membro fundador e tesoureiro da San Francisco Board of Trade, diretor do Nevada Bank, Liverpool, London and Globe Insurance Company e da San Francisco Gas and Electric Company. Ele também era conhecido como um grande filantropo, doando dinheiro para vários orfanatos, fornecendo fundos para construir uma nova ferrovia de São Francisco ao Vale de San Joaquin e para várias bolsas de estudo na Universidade da Califórnia.
Ele morreu em 26 de setembro de 1902, em San Francisco, aos 73 anos. Sua fortuna foi dividida entre seus quatro sobrinhos e várias instituições de caridade.