The news is by your side.

1º lugar na legenda e de fora

0

O deputado federal e coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso, Dr. Leonardo (Republicanos) conquistou 40.222 votos, foi o mais votado do partido, mas o resultado não garantiu a reeleição, ao não alcançar o quociente eleitoral.

No sistema eleitoral brasileiro, no caso da disputa proporcional – para deputado federal, por exemplo – os votos válidos são divididos pelo número de vagas em disputa (em Mato Grosso são 8 vagas). O resultado desta conta é o chamado quociente eleitoral, que é o mínimo de votos necessários que um partido tem de alcançar para poder eleger um candidato.

Neste ano, para deputado federal foram 1.730.277 votos válidos, que dividido por 8 vagas, dá um quociente eleitoral superior a 216 mil votos. Na prática, isso quer dizer que cada partido ou federação deveria somar 216 mil votos para ocupar uma vaga na Câmara Federal. O Republicanos obteve aproximadamente 153 mil votos.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação