The news is by your side.

Brasil inicia processo para entrar na OCDE

0

 

O governo federal entregou, nesta quinta-feira (6), o memorando para entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O passo, que marca o processo de possível adesão do país na organização, foi divulgado por ministros do governo em um tom de boa expectativa. Segundo o titular da Economia, Paulo Guedes, o Brasil já preencheu a maior parte das exigências e deverá ser aceito.

“É uma etapa importantíssima que está sendo concluída agora. São 230 instrumentos definidores, como se fossem exigências para que o Brasil possa ter o acesso. Desses, o Brasil já preencheu 108, tem 45 sob aprovação, que devem ser aprovados”, disse Guedes. O ministro também afirmou que o país “participou intensamente de todas as negociações”.

Guedes ainda declarou que a adesão do Brasil deve ocorrer em um momento de melhorias econômicas, como a geração de empregos. “Esse processo de adesão na OCDE chega no momento certo, na hora em que o Brasil decola”, argumentou. O titular da Economia ainda citou que o Brasil é uma potência verde, energética e alimentar.

O ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, relembra que a elaboração dessa etapa foi iniciada em janeiro. E destaca que o memorando funciona como um “relatório do governo”, que avalia se a legislação, políticas e práticas do país estão alinhadas à OCDE. Já o das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou que iniciativas entre governo e esfera privada foram adequadas em diferentes áreas para que o país ficasse dentro dos critérios.

“É um sonho antigo do Itamaraty. Mais que isso, um sonho da nossa geração”, afirmou. “Ver o Brasil como membro da OCDE, e que ele possa ser definidor da agenda e padrões gerais da organização”, completou França. O Secretário-Geral do governo, Luiz Eduardo Ramos, também participou do anúncio, mas não fez declarações.

 

Com SBTNews

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação