The news is by your side.

TCU cobra Ministério da Defesa sobre relatório da fiscalização das eleições

0

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu ao Ministério da Defesa uma cópia do relatório da auditoria das urnas eletrônicas realizada pela pasta. Assinado pelo ministro Bruno Dantas, o ofício foi divulgado no domingo (9). Dantas acatou um pedido protocolado pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado.

Furtado pediu, “com a urgência que o caso requer”, uma cópia do relatório de auditoria ou de documento correlato “que revele o resultado da fiscalização daquele órgão acerca do processo eleitoral relativo ao primeiro turno de votação”.

As Forças Armadas insistiram para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitisse a realização de uma etapa extra nos testes de integridade das urnas eletrônicas. A Corte eleitoral acatou a sugestão e cerca de 2.050 participantes voluntários participaram do projeto piloto com biometria em 58 urnas no país. No entanto, a Defesa ainda não divulgou o resultado da inspeção.

O TCU conduz uma inspeção própria dos boletins de urna. A primeira etapa, com 560 urnas, não encontrou erros na apuração do pleito. A segunda etapa, com mais de 4 mil urnas, ficará pronta em novembro. O Ministério da Defesa tem prazo de 15 dias para apresentar as informações.

 

Com Gazeta do Povo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação