The news is by your side.

Moraes determina que Ministério da Defesa apresente resultados de eventual auditoria nas urnas

0

 

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, atendeu um pedido da Rede Sustentabilidade contra o presidente Jair Bolsonaro e determinou que o Ministério da Defesa apresente, em até 48 horas, a cópia dos documentos com resultados de eventuais auditorias feitas nas urnas eletrônicas durante o 1º turno da eleição deste ano, realizado em 2 de outubro.

Por determinação do ministro, o Ministério terá que apresentar os documentos em até 48 horas e informar qual foi a fonte dos recursos gastos com a auditoria nas urnas. “Determino ao Ministério da Defesa que, no prazo de 48 horas preste as devidas informações, mediante a apresentação de cópia dos documentos existentes sobre eventual auditoria das urnas, com a correspondente fonte do recurso empregado”, disse Moraes no documento.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também é candidato à reeleição, terá 5 dias para apresentar sua defesa. Moraes tomou a decisão baseado na análise de um pedido feito pelo partido Rede, que argumentava que Bolsonaro teria defendido uma auditoria externa que não fosse feita pela Justiça Eleitoral nas urnas.

A Rede Sustentabilidade argumentou que, durante uma live, o presidente Jair Bolsonaro “insinuou a contratação de uma auditoria privada para a fiscalização do processo eleitoral de 2022”. A legenda acusou a Defesa de ter entregado esses documentos, com sigilo, a Bolsonaro.

Na decisão, Moraes sustentou que “notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar abuso de poder”.

 

Com Revista Veja

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação