The news is by your side.

Senado tem de dar um freio em Moraes, diz Mourão

0

Da Redação

Senador eleito pelo Rio Grande do Sul, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, criticou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que o Senado tem de assumir a responsabilidade de impedir eventuais excessos e interferências dos magistrados no processo político.

“Na minha visão, o Alexandre de Moraes vem prevaricando, ou até, vamos dizer assim, ele está ultrapassando o limite daquilo que é a autoridade dele”, afirmou Mourão. “Porque no momento em que ele conduz o inquérito [das fake news] onde ele é investigador, ele é denunciador, ele é julgador e também é parte ofendida, isso está errado. O devido processo legal não está sendo respeitado aqui no nosso país.”

Mourão disse ainda que Moraes tem ido além de suas prerrogativas institucionais. “Ele ultrapassou o limite do poder dele, e competiria ao restante da corte dar um freio nele, mas a corte não está fazendo isso”, afirmou o senador eleito.

Segundo a Constituição, cabe ao Senado não só sabatinar os indicados pelo presidente da República a ocupar vagas no STF como também instaurar processos de impeachment contra os ministros da corte por eventuais crimes de responsabilidade.

“O Senado vai ter que fazer isso agora. Já que a corte… A corte poderia dizer: ‘Alexandre, pode baixar tua bolinha aqui, está errado isso que você está fazendo, nós não vamos aprovar essas suas medidas’”, disse Mourão. “É aquela história, não é questão de impeachment. Se está comprovado, há indício forte de crime de responsabilidade, que se abra o processo. Se o processo vingar, ok, se não vingar ok, também”.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação