O presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava praticamente empatado com Lula (PT) em Cuiabá, conseguiu virar nas intenções de votos e subiu de 37% para 41%. O petista recuou dentro da margem de erro e caiu para 37%. Quando não são considerados os votos brancos, nulos e os indecisos, o presidente da República consegue 47,67% dos votos válidos enquanto Lula tem 43,02%. Outros 3 candidatos foram citados na segunda rodada de entrevistas do Instituto Gazeta Dados. Simone
Tebet (MDB), que antes tinha 4% aparece com 5% e Ciro Gomes (PDT) caiu de 3% para 2% na Capital.
Soraya Thronicke (União) que não havia sido mencionada na primeira pesquisa aparece com 1% das intenções de voto e Pablo
Marçal (Pros) que tinha 1% de intenções não foi citado desta vez. Nos votos válidos Tebet tem 5,81%, Ciro 2,33% e Soraya 1,17%. Branco ou nulo manteve o percentual de 4% enquanto os que não souberam ou não responderam baixou de 12% para 10%.
Wellington dispara
Wellington dispara
O índice de intenções de votos para senador em Cuiabá manteve a mesma linha da primeira rodada. Os dois primeiros candidatos tiveram aumento nas intenções de voto. Wellington Fagundes (PL), que aparecia com 29%, subiu para 32%, sendo 60,37% dos votos válidos e Neri Geller (Progressistas) evoluiu de 6% para 13%, que representa 24,52% dos votos válidos, quando não se considera brancos e nulos. Quem também teve aumento em seu percentual foi Antônio Galvan (PTB), que saiu de 1% para 4%, representando 7,55% dos votos válidos. Jorge Yanai (DC), Feliciano Azuaga (Novo), Kássio Coelho (Patriota) e José Roberto (PSOL) aparecem com 1% cada. 48% dos entrevistados não souberam ou não responderam ou optaram por votar branco ou nulo.
Quanto à rejeição dos candidatos ao Senado em Cuiabá, Fagundes tinha 8% e subiu para 10%, mesmo com o aumento
de 2 pontos Geller que 7% de rejeição passou na frente do senador com 15%. Kássio Coelho com 3% e Galvan aparece com 2% de rejeição mantiveram o percentual. Yanai, José Roberto e Azuaga foram rejeitados por 1% dos entrevistados na primeira e na segunda pesquisa. 26% não rejeitaram nenhum dos candidatos e 38% não souberam e não quiseram responder.
Dados técnicos
A pesquisa do Instituto Gazeta Dados percorreu 178 bairros de Cuiabá e ouviu 400 pessoas de forma presencial. Dos eleitores ouvidos, 46% é do sexo masculino e 54% do sexo feminino. Quanto à escolaridade, 4% é analfabeto, 18% com o fundamental completo ou incompleto, 45% com ensino médio incompleto ou completo e 33% com nível superior cursando ou incompleto.
A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso. A pesquisa usa amostra por quotas proporcionais às características sócio-econômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base os dados coletados pelo Censo 2010 (IBGE) PNAD 2021 e TRE-MT 2022.
A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT05476/2022.