O Mutirão Limpa Rio, evento promovido pela Prefeitura de Barra do Bugres, realizado neste sábado (5), com a participação voluntária da comunidade, empresas, sociedade civil organizada e colaboradores de diversas secretarias municipais recolheu cerca de duas toneladas de lixo e entulho das margens dos rios Paraguai e Branco.
O voluntários retiraram do leito dos rios enorme quantidade de garrafas peti, grades de ferro, sacolas plásticas e roupas, deixados por frequentadores dos rios Bugres e Paraguai, lixos e entulhos levados pelas chuvas das ruas de Barra do Bugres.
Na ação, foram afixadas placas com mensagens de preservação do meio ambiente e o grupo Barralcool doou mais de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas que foram plantadas às margens dos rios. A Barralcool distribuiu diversas espécies a população que esteve no local do evento, na “Orla Eulálio Farias de Carvalho”, a serem plantadas nos quintais.
O secretário de Meio Ambiente, João Sergio Oenning, agradeceu o apoio irrestrito da prefeita Azenilda Pereira e empenho dos parceiros voluntários, tentando melhorar a vida dos rios que estão com seu nível de água baixo. “Nossa ação é zelar, cuidar e conscientizar as pessoas de não agredir o nosso meio ambiente”, destacou João Oenning.
O evento contou a participação grupo Barralcool, Polícias Militar e Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra, todas as secretarias municipais. O Mutirão foi coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, e o lixo foi retirado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas e descartado no lixão municipal.