Da Redação
Milhões de americanos vão às urnas, nesta terça-feira (8), para renovar os integrantes da Câmara e do Senado, nas eleições de meio mandato, as chamadas midterms. Os eleitores poderão escolher 435 novos nomes para deputados, além de mudar 35 dos 100 senadores para os próximos dois anos.
A votação acontece em meio a uma grande polarização política, liderada pelo presidente Joe Biden, que apoia os democratas, e pelo ex-presidente Donald Trump, que está do lado dos republicanos. O crescimento da inflação e da violência está aumentando a reprovação do governo Biden, o que pode dar espaço aos republicanos, que, caso recuperem a liderança no Congresso, dificultarão as aprovações de projetos de lei e poderão abrir investigações contra Biden.
Atualmente, a Câmara tem 220 deputados democratas contra 212 do Partido Republicano, enquanto o Senado encontra-se balanceado, com metade de cada partido. No último caso, no entanto, como o vice-presidente também é um senador e vota em casos de empate, os democratas aparecem no controle.
Além do Congresso, fazem parte do pleito de hoje a disputa por 36 dos 50 governos do país, bem como postos de autoridades estaduais, prefeitos e ministros de tribunais superiores. Nas eleições estaduais, o cargo mais importante é o de secretário de Estado, uma vez que o escolhido será responsável pelo processo eleitoral do próximo pleito presidencial.