The news is by your side.

Justiça suspende emissão de selo dos Correios da Espanha que comemora centenário do Partido Comunista

0

Da Redação

Um juiz do 30.º Tribunal Contencioso Administrativo de Madrid suspendeu provisoriamente a emissão do selo dos Correios que comemora o centenário do Partido Comunista da Espanha (PCE), informou o jornal espanhol El Mundo.

A juíza Carmen Casado tomou a medida após a associação Advogados Cristãos entrar com recurso para impedir a divulgação do selo.

Em declarações à Europa Press, o presidente da Advogados Associados, Poland Castellanos, indicou que era “intolerável” que as administrações públicas fossem usadas para “promover uma ideologia”. “A emissão deste selo vai contra o dever de neutralidade das administrações públicas, a lei da memória histórica e até a resolução do Parlamento Europeu”, acrescentou.

Além disso, a associação assegura que “supõe a exaltação de um partido político que cometeu crimes e perseguiu milhares de pessoas unicamente por causa de sua fé”. Por isso, defendeu que “a emissão deste selo é contrária à Lei da Memória Democrática e à resolução do Parlamento Europeu que condena a exaltação do comunismo”.

135.000 CÓPIAS

Os Correios anunciaram a emissão deste selo comemorativo do Partido Comunista da Espanha (PCE), que teria uma tiragem de 135 mil exemplares e custaria 0,75 euros a partir da próxima segunda-feira (14).

Depois que essa homenagem foi anunciada, o Partido Popular, Vox e Ciudadanos censuraram a decisão e até pediram a renúncia de seu diretor, Juan Manuel Serrano. “É uma pena. Remova-o”, afirmou o senador Rafael Hernando, alertando que “o comunismo, o nazismo e o fascismo são ideologias totalitárias condenadas pelo Parlamento Europeu e que causaram milhões de mortes”.

O Vox também denunciou que a história do Partido Comunista Espanhol é “de violência, ódio e totalitarismo” contra todos os espanhóis, “incluindo os de esquerda”. Por isso, acredita que a melhor homenagem seria “que os jovens conheçam seu passado criminoso e genocida sem manipulação”, e propõe como alternativa que o selo comemore os 86 anos do massacre de Paracuellos, que ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola.

Da mesma forma, o Ciudadanos exigiu a renúncia do presidente dos Correios, pois acredita que comemorar o século de vida do Partido Comunista “é comemorar o ódio, o crime e a miséria. Também contraria a resolução europeia de 2019 sobre comunismo e nazismo. Mancha a imagem da Espanha, o que é uma pena”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação