The news is by your side.

Gilmar Mendes suspende tramitação de inquérito contra Aécio Neves

0

Da Redação

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a tramitação de um inquérito da Justiça Eleitoral que investigava o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Anastasia. Datada de sexta-feira (11), a liminar só foi publicada nesta segunda-feira (14).

O caso apurava se Anastasia recebeu doação ilegal de recursos da Odebrecht na campanha a governador de 2010. Na época, ele disputou a eleição na condição de aliado e sucessor de Aécio e venceu o pleito.

Gilmar Mendes atendeu a um pedido da defesa do deputado, que recorreu ao Supremo após a Justiça Eleitoral de Minas Gerais negar o envio do inquérito para o STF mesmo depois de Anastasia ter tomado posse como ministro do TCU.

Por ser ministro do tribunal, Anastasia tem foro privilegiado no STF. Segundo Gilmar Mendes, a produção de provas pode envolver Anastasia.

“Não obstante estágio inicial da instrução processual, é isento de dúvidas que o prosseguimento das investigações em primeira instância acarretará na inequívoca produção de provas em desfavor também do Ministro do Tribunal de Contas da União, o que é suficiente para consignar a violação às regras do foro que buscam proteger o livre exercício de suas funções”, argumentou o ministro.

A decisão vale até nova avaliação do Supremo, o que ainda não tem data para ocorrer.

A apuração começou em 2017, no STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República. As delações premiadas dos executivos da Odebrecht foram o motivo para a instauração do inquérito.

Em 2019, no entanto, o STF entendeu que os crimes de caixa dois tinham de ser analisados pela Justiça Eleitoral. Assim, o caso foi levado ao Tribunal Regional Eleitoral de MG.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação