The news is by your side.

Deputada considera infeliz fala de Mauro Mendes sobre confisco de propriedades em MT

0

Da Redação

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou a tribuna na manhã desta quarta-feira (16) para se posicionar contra a fala do governador Mauro Mendes na COP 27, que durante reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu pena de confisco e perda de bens a quem praticar desmatamento ilegal no país.

“Foi um comentário infeliz sobre o confisco de propriedade por desmate ilegal, uma vez que nós estamos em um estado que onde a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) ainda não é eficiente e se demora anos para obter um CAR (Cadastro Ambiental Rural) e para fazer uma licença de desmatamento. O aumento do desmate ilegal também é culpa dessa morosidade. Avançamos muito nesses últimos quatro anos, mas quando ainda não somos eficientes, não há o que se falar em perdimento de propriedade para quem é dono, para quem produz e está ali na frente”, disse.

Para Janaina este tipo de fala pode aumentar invasões ilegais e a insegurança jurídica em Mato Grosso. “Enquanto eu for deputada estadual eu jamais vou aceitar que meu estado confisque ou tome a propriedade do produtor de bem de Mato Grosso. Jamais vou permitir que isso aconteça e falo também em nome do senador Wellington Fagundes e tenho a certeza que nossas deputados federais jamais votarão uma pauta como essa para dar o perdimento de bens do cidadão de Mato Grosso que produz, que trabalha e que está lá tentando enfrentar a burocracia para fazer a turbina desse estado girar, que é o agronegócio”, finalizou.

A proposta do governador foi feita durante encontro na tarde desta terça-feira (15), na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, e poderá ser formalizada via minuta de projeto de lei nas próximas semanas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação