O feriado mais esperado nos Estados Unidos acontece na quarta quinta-feira de todo mês de novembro, o Dia de Ação de Graças, quando a família e os amigos se reúnem para agradecer pela comida, liberdade e boa sorte, entre outras coisas. Como em outras celebrações desta envergadura, a comida é o eixo central do evento e costuma servir-se pratos típicos como peru assado, torta de maçã, abóboras e muitos mais.
A data homenageia a primeira colheita obtida pelos peregrinos britânicos em 1621, após um longo inverno, e que comemoraram com um banquete que compartilharam durante três dias com os nativos Wampanoags, do atual estado de Massachusetts, no nordeste dos EUA. “Agradecer pelas dádivas do criador sempre fez parte da vida de Wampaonag”, diz o museu Plimoth Plantation em Massachusetts em seu site.
Especificamente, o presidente republicano, Abraham Lincoln, foi encarregado de oficializar o partido em outubro de 1863, em plena Guerra Civil (1861-1865). No entanto, não é só nos Estados Unidos que comemora o Dia de Ação de Graças. Outros países têm um feriado semelhante, mas em uma data diferente.
Este feriado anual também é comemorado no Canadá, mas o feriado cai na segunda segunda-feira de outubro, quando se comemoram as colheitas e outras bênçãos do ano que passou, assim como nos EUA. Essa festa tornou-se oficial no Canadá em 6 de novembro de 1879 e tem origem no festival da colheita.
No sentido religioso do Dia de Ação de Graças, o primeiro registro de tal jantar remonta a 1578, quando o explorador inglês Martin Frobisher e sua tripulação fizeram uma refeição especial para agradecer a Deus por lhes conceder uma passagem segura pelo norte da América do Norte, até o que é hoje o Canadá, no território de Nunavut.
O Dia de Ação de Graças é um dos maiores feriados dos Estados Unidos, com desfiles, festas massivas e futebol, mas no Canadá é comemorado com menos intensidade. Embora o feriado ainda seja amplamente comemorado no Canadá e seja um feriado sem trabalho na maior parte do país, os canadenses comemoram com mais calma.
Reino Unido, Alemanha ou Japão?
O Reino Unido, a Alemanha e o Japão têm suas próprias festividades da colheita, mas não celebram o ‘Dia de Ação de Graças’ como tal. Cada um desses países o celebra em uma data diferente da época do ano em que as safras são colhidas, uma época em que as pessoas podem refletir e agradecer pela comida que têm. As origens de cada um variam, mas a realidade é que a tradição deste feriado tem muito menos peso do que nos países da América do Norte.