Da Redação
O governador Mauro Mendes inicia a mudança no staff do governo, a partir de 1º de dezembro, com o retorno do ex-secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, de novo ao posto. Contudo, a troca que já estava previstas desde março deste ano, antes do processo eleitoral ter início.
Com a mudança, o atual secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, retorna ao cargo na Fazenda.
Homem de confiança de Mauro Mendes, Gallo ficou oito meses na função, após Mauro Carvalho ter se candidatado ao cargo de suplente de senador, na chapa de Wellington Fagundes, que foi reeleito ao cargo. Durante o período que comandou a Casa Civil, Gallo conseguiu liberar o pagamento de emendas, a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e fortaleceu a relação institucional do governo com os poderes Legislativo e Judiciário.
Entre as ações de destaque, na passagem pela função, estão as articulações junto ao Governo Federal e Tribunal de Contas da União, para que o Estado assuma a concessão da BR 163. “Foram meses de articulação ao lado do governador Mauro Mendes na Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), para que, em tempo recorde, conseguíssemos a aprovação do TCU, para que a MT Par possa assumir a administração da Rota do Oeste. Construímos a solução inovadora para a nossa gente”, ressaltou.
Gallo ainda destacou a relação respeitosa que construiu ao logo desse período com os parlamentares, tanto na esfera federal como estadual. “O diálogo foi a principal ferramenta que utilizamos para resolver problemas em prol da população do nosso estado. Agilizamos o pagamento de emendas, cumprimos com as metas previstas pelo nosso governador Mauro Mendes e tenho muita gratidão pela parceria com os parlamentares”, destacou.
Para o governador Mauro Mendes, o trabalho do secretário demonstra a sua versatilidade e eficiência como gestor público. “Ele comprovou aquilo que todos nós já sabíamos, que ele tem competência para dialogar, agilidade na solução dos conflitos e visão de estado. Além disso, demonstrou ser um secretário versátil, que pode ser acionado para atuar ‘em qualquer posição’”, avaliou.
O atual secretário de Fazenda, Fábio Pimenta, retorna ao cargo de secretário adjunto. Na sua passagem como secretário, Pimenta teve destaque na elaboração da LDO e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Inclusive, com a apresentação da defesa dos projetos de leis na Assembleia Legislativa. Gallo reassume Sefaz e Mauro Carvalho retorna à Casa Civil.
“Pimenta realizou um excelente trabalho na condução na pasta, demonstrando que temos excelentes quadros na administração pública estadual. Agradeço pela dedicação e empenho na condução dos trabalhos”, afirmou Mauro Mendes.