The news is by your side.

Gil Pérez – o soldado que foi teletransportado de Manila para o México

0

 

Gil Pérez era um soldado espanhol da Guardia Civil filipina que apareceu inesperadamente na Plaza Mayor da Cidade do México em 24 de outubro de 1593 (quase 17 mil quilômetros através do Pacífico a partir de Manila). Ele estava vestido com o uniforme dos guardas do Palácio Del Gobernador das Filipinas e afirmou não ter ideia de como chegou ao México.

Gil Pérez – o homem misterioso supostamente teletransportado de Manila para o México! 2

Pérez disse que estava de plantão na mansão do governador em Manila segundos antes de chegar ao México. Ele também afirmou que (quando soube que não estava mais nas Filipinas) não tinha ideia de onde estava ou como chegou lá.

Segundo Pérez, piratas chineses assassinaram Sua Excelência o Governador das Filipinas, Gomez Perez Dasmarias, segundos antes de sua chegada. Ele afirmou ainda que se sentiu tonto após longas horas de serviço em Manila e encostou-se a uma parede, fechando os olhos; então ele abriu os olhos um segundo depois para se encontrar em outro lugar.

Quando Pérez perguntou a um transeunte onde ele estava, ele foi informado de que estava na Plaza Mayor da Cidade do México (agora conhecida como Zocalo). Quando informado de que agora estava na Cidade do México, Pérez a princípio se recusou a aceitá-lo, alegando que havia recebido suas instruções em Manila na manhã de 23 de outubro e que, portanto, era impossível para ele estar na Cidade do México na noite de 24 de outubro.

Os guardas na Nova Espanha rapidamente perceberam sobre Pérez por causa de suas afirmações e suas roupas incomuns de Manila. Ele foi levado perante as autoridades, notadamente o vice-rei da Nova Espanha, Luis de Velasco, para cuja residência foi levado.

As autoridades prenderam Pérez como fugitivo e pela chance de trabalhar para Satanás. O soldado foi interrogado pelo Santíssimo Tribunal da Inquisição, mas tudo o que pôde dizer em sua defesa foi que havia viajado de Manila para o México “em menos tempo do que um galo canta”.

Pérez, um soldado dedicado e condecorado, levava tudo com calma e trabalhava com as autoridades. Ele acabou sendo descoberto como um cristão devoto e, devido ao seu comportamento exemplar, não foi acusado de nenhum crime. No entanto, as autoridades não sabiam o que fazer com o cenário inusitado e o mantiveram preso até chegarem a uma conclusão definitiva.

Dois meses depois, notícias das Filipinas chegaram via Galeão de Manila, confirmando o fato de que Dasmarias foi literalmente morto em 23 de outubro em uma revolta de remadores chineses, bem como outros detalhes do incrível relato do estranho soldado. Testemunhas confirmaram que Gil Pérez estava de serviço em Manila antes de chegar ao México.

Gil Pérez – o homem misterioso supostamente teletransportado de Manila para o México! 3

Além disso, um dos passageiros do navio reconheceu Pérez e afirmou tê-lo visto nas Filipinas em 23 de outubro. Gil Pérez posteriormente retornou às Filipinas e retomou seu emprego anterior como guarda do palácio, levando uma existência aparentemente rotineira.

Vários autores propuseram interpretações sobrenaturais para a narrativa. A abdução alienígena foi proposta por Morris K. Jessup e Brinsley Le Poer Trench, 8º Conde de Clancarty, enquanto a teoria do teletransporte foi proposta por Colin Wilson e Gary Blackwood.

Independentemente dos estudos científicos sobre teletransporte, o relato de Gil Pérez é bastante assustador, especialmente porque ele não tinha controle sobre sua transição de um local para outro. Algumas fontes afirmam que a história é verdadeira e que existe até um documento comprovando sua veracidade. Estes documentos podem ser consultados nos arquivos de Sevilha e da Cidade do México.

Quer a história seja verdadeira ou não, é sempre um conto fascinante que permaneceu inalterado por centenas de anos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação