The news is by your side.

STF decide que beneficiário pode escolher regra mais vantajosa para cálculo da aposentadoria

0

Da Redação

Durante sessão plenária desta quinta-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor da chamada revisão da vida toda para as contribuições previdenciárias dos beneficiários que ingressaram no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) antes de 1994. A revisão do cálculo da aposentadoria a partir da regra mais favorável foi defendida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e apoiada pela maioria dos ministros da Corte. O caso tem origem no Recurso Extraordinário 1.276.977, representativo do Tema 1.102 da Sistemática da Repercussão Geral.

Na ação contra o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) o autor pede que o cálculo da revisão da aposentadoria seja feito a partir da renda mensal inicial, considerando a média de todos os salários de contribuição. A medida está prevista no art. 29 da Lei 8.213/1991, que seria uma regra mais vantajosa do que a norma de transição prevista na Lei 9.876/1999. O dispositivo alterou a forma de apuração das contribuições para o cálculo da aposentadoria, desconsiderando as efetivadas antes de julho de 1994.

O valor do benefício era calculado a partir de uma média aritmética simples dos últimos 36 salários anteriores ao afastamento do trabalho. Já na nova regra, a base de cálculo foi ampliada gradualmente, passando a corresponder aos maiores salários de contribuição relativos a 80% de todo o período contributivo do beneficiário. Para o PGR, desconsiderar o recolhimento das contribuições feitas antes de julho de 1994, “vai de encontro ao direito ao melhor benefício e à expectativa do contribuinte, amparada no princípio da segurança jurídica”.

Ao julgar o RE, o Supremo fixou a seguinte tese para o Tema 1.102: “O segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876/1999 e antes da vigência das novas regras constitucionais introduzidas pela EC 103/2019 tem o direito de optar pela regra definitiva caso esta seja mais favorável”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação