Da Redação
A Parquetur venceu o leilão para a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, promovido pelo Governo Federal. A empresa pagará outorga de R$ 1,009 milhão pelo ativo, o que representa um ágio de 9%. A empresa vai administrar o parque por 30 anos.
Ao todo, a empresa deverá investir cerca de R$ 18 milhões no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, ao longo do contrato de concessão.
Este é a oitava concessão de parques realizada pelo governo federal e o projeto foi desenhado pelo BNDES. A empresa foi a única a fazer proposta durante o leilão realizado na quinta-feira (22), na Bolsa de Valores de São Paulo.
A administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães está, por ora, sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Não era cobrada entrada no parque, mas agora com a concessão, serão estabelecidos valores para o ingresso.
Criada em 2015, a Parquetur administra atualmente os parques da Chapada dos Veadeiros (GO) e Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo (SP). Na última quinta-feira, a empresa também venceu o leilão dos parques estaduais mineiros de Itacolomi e Ibitipoca.
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 e tem uma área de 32.630 hectares. Ele está em uma área do Cerrado brasileiro, considerado o segundo maior bioma do país, e abriga hoje 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos.