The news is by your side.

Mauro deve nomear interventor até dia 30

0

Da Redação

O governador Mauro Mendes já foi notificado da decisão do desembargador Orlando Perri e informou, por meio de nota, que irá cumprir a decisão e deve nomear o interventor para assumir a Secretaria Municipal de Cuiabá em até 48 horas.

O magistrado decidiu nesta quarta-feira (28) acatar o pedido do Ministério Público Estadual para que o Estado intervenha na saúde da Capital. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, não terá poder sobre a pasta da saúde pelo período de 180 dias.

Dentre os argumentos apontados pelo MP para intervenção na saúde é de que o esgotamento da capacidade de o Município de gerir sua saúde pública também é revelado pelo exorbitante número de demandas judiciais. Foram 500 ações contra a prefeitura para garantir exames, cirurgias e medicamentos num período de 6 meses.

Também foi citado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para realização de concurso público na Saúde desde 2013. Uma ação foi proposta em 2018 para obrigar a realizar o certame e ainda limitar o número de contratados em 25%.

“Passados tantos anos, não se efetivou ainda nenhum concurso público na área da saúde do município, que vem sendo atendida por alistamento provisório de médicos e outros profissionais da saúde, a ponto de a Empresa Cuiabana de Saúde contabilizar 1.873 contratos temporários, 8 comissionados e nenhum concursado”, diz trecho da decisão.

Pego de surpresa sobre a intervenção, o prefeito Emanuel Pinheiro lamentou a decisão e disse que vai comentar após tomar conhecimento dos termos da intervenção.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação