Ocorrida em 1º de janeiro de 2o23, a solenidade de posse de Lula em Brasília foi marcada por uma série de gafes. Propositais ou não, elas apenas demonstram a falta de respeito do petista pelos símbolos nacionais.
Durante a passagem do petista em frente ao Congresso Nacional, na revista as tropas das Forças Armadas, Lula ignorou a continência dos militares, o que chamou a atenção de todos os presentes, já que o presidente da República é o chefe supremo das Forças, então ele deveria ter prestado o gesto de respeito.
Outro erro grosseiro foi Lula não ter saudado a bandeira, o que fez com que o oficial do cerimonial chamasse a atenção do petista que precisou retornar para referenciar o símbolo nacional. Nas redes sociais os comentários criticaram as ‘gafes’ de Lula, já que esse é seu terceiro mandato e ele está acostumado a todos os ritos.
Outro momento onde o petista sofreu muitas críticas, foi quando se manteve em silêncio e não cantou o Hino Nacional. Nas redes sociais, internautas fizeram brincadeiras dizendo que “ele passou tanto tempo preso, que deve ter se esquecido da letra”.
Veja vídeo: