O governo Lula (PT) mal começou e já se apressa em usar o aparato estatal para se vingar de opositores. O Ministério da Justiça acionou o governo dos Estados Unidos e a Interpol para tentar acelerar o processo de extradição do jornalista Allan dos Santos, que vive no país desde 2020. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o contato feito com a Interpol pede que Allan seja colocado na lista internacional de procurados da polícia internacional.
Allan é alvo de inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e que tratam da suposta existência de uma “milícia digital”, que teria cometido ataques contra as instituições e o Estado de Direito. Em novembro do ano passado, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o cancelamento do passaporte do jornalista, fazendo com que ele fique sem documento válido nos Estados Unidos.
O processo conduzido por Moraes contra Allan dos Santos é considerado inconstitucional por juristas. Ele não poderia ser julgado pela Corte por não ter prerrogativa de foro, nem ser privado de seus direitos sem o devido processo legal.