The news is by your side.

Salão Viking gigante, possivelmente conectado ao Harald Bluetooth, é desenterrado na Dinamarca

0

 

Arqueólogos na Dinamarca desenterraram uma parte de um enorme salão viking que pode estar conectado ao rei Harald “Bluetooth” Gormsson, que reinou de 958 a 986 dC, durante a Era Viking.

A estrutura, localizada na Jutlândia do Norte, uma região que abrange a ponta mais ao norte da Dinamarca, é “a maior descoberta dessa natureza da Era Viking” na última década e mede 40 metros de comprimento. Até agora, apenas metade do edifício foi escavado, e os arqueólogos acreditam que foi construído entre 950 e 1050 dC.

o local de escavação

“Foi um choque descobrirmos um edifício de tal magnitude. Os postes de transporte do telhado são enormes”, disse Thomas Rune Knudsen, arqueólogo que liderou a escavação.

O design do salão é semelhante ao de outras estruturas na área, provavelmente construídas durante o reinado do Bluetooth (que deu nome à tecnologia Bluetooth atual). Também conhecido como Harald Blåtand, o Bluetooth introduziu o cristianismo na Dinamarca e ajudou a unificar a Dinamarca e a Noruega. Existem várias estruturas associadas ao seu reinado, incluindo as fortalezas circulares de Fyrkat, localizadas ao longo das margens do rio Onsild, e Aggersborg, na vila de Aggersund. Hoje, tudo o que resta das duas fortalezas circulares são seus aterros cobertos de relva.

As ruínas do castelo circular Fyrkat Viking

Pouco se sabe sobre a região durante esse período, disse Knudsen.

Embora os arqueólogos não tenham certeza do propósito do salão, eles sabem que não está relacionado à vida cotidiana, mas um lugar onde a elite social se reunia, negociava e tinha guildas (lugar onde decisões importantes eram tomadas).

A maior parte do salão ainda não foi escavada. “Parece muito provável que outros edifícios possam existir no local”, disse Knudsen. “Até agora, descobrimos apenas metade do salão, mas seria estranho se nada mais existisse nas proximidades.”

A pedra rúnica na igreja de Hune

A terra onde fica o salão viking pode estar ligada a Runulv den Rådsnilde, um nobre cuja família administrava uma fazenda no local. Esta determinação é baseada em uma pedra rúnica de 1,5m encontrada nas proximidades, datada de entre 970 e 1020 dC, que está gravada com as palavras “Hove, Thorkild, Thorbjørn definiram a pedra de seu pai Runulv den Rådsnilde”.

“Tanto a pedra rúnica quanto o salão são elementos que pertencem à elite política e social”, disse Knudsen.

A pedra rúnica está agora em exibição na vizinha igreja românica de Hune.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação