Da Redação
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (10), a intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal. A aprovação acontece após aval da Câmara dos Deputados, que confirmou o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de segunda-feira (9).
Com as aprovações nas duas Casas, o Congresso ratifica a intervenção federal no DF até 31 de janeiro, conforme decreto de Lula. A medida está prevista na Constituição Federal e tem como objetivo “garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação”.
A medida aprovada no Congresso Nacional, em votação simbólica, é uma resposta aos atos de vandalismo ocorridos no domingo (8), em Brasília, quando o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, foi nomeado pelo presidente Lula como interventor. Nesta terça-feira, Cappelli demitiu o superintendente da Polícia Federal no DF.