‘Show de arbitrariedade’, afirma deputado Sanderson ao pedir explicações sobre ilegalidades em prisões em Brasília
Da Redação
O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) encaminhou ofício ao ministro da Justiça, Flávio Dino, solicitando esclarecimentos sobre a detenção de 1,2 mil presos em Brasília. Para o parlamentar, a situação é um verdadeiro “show de arbitrariedade”.
“Buscaremos a responsabilização de quem contribuiu ou permitiu as detenções coletivas dessas pessoas sem sequer individualizar as condutas de cada um”, afirmou Sanderson ao portal O Antagonista.
O Instituto Nacional de Advocacia (Inad) protocolou nesta terça-feira (10), no Conselho Federal da OAB e no Ministério dos Direitos Humanos, ofícios em que aponta uma série de ilegalidades na detenção coletiva.
Segundo o deputado, seu requerimento não engloba os vândalos do último domingo (8), que já foram “devidamente autuados em flagrante delito pela prática de danos contra prédios públicos”.
“Quem vandalizou é criminoso e precisa ser tratado como tal, mas generalizar prisões de pessoas que não tiveram participação nas invasões é ilegal e arbitrário”, afirmou o parlamentar.
“As pessoas que estavam no acampamento e estão detidas na Academia da PF não tem qualquer participação aos ataques aos prédios públicos, até porque se tivessem provavelmente não teriam permanecido no acampamento aguardando a chegada da PMDF na manhã de ontem”, avaliou Sanderson.