The news is by your side.

A história da ilha grega que não permite veículos

0

 

Nunca foi uma ilha particularmente interessante e permaneceu desabitada por muito tempo. Situa-se no Mar Egeu e a sul de Atenas, separada do Peloponeso pelo estreito do golfo que lhe dá o nome. A ilha grega de Hydra é certamente um destino idílico, mas não se caracteriza por nada fora do comum.

Ou talvez sim. Com exceção de caminhões de lixo, veículos não são permitidos na ilha. Sendo a mais alta de todas as ilhas gregas e vivendo principalmente do turismo, Hydra tem inúmeras baías, portos naturais e um conveniente serviço de balsa.

A arcaica dependência de Hydra da mobilidade decorre de um decreto presidencial da década de 1950, que buscava preservar a arquitetura e o caráter da ilha, incluindo a proibição de veículos com rodas (carros, motocicletas e até bicicletas). Como a cidade é construída sobre colinas íngremes, os burros são atualmente o único meio de transporte que pode subir os degraus íngremes e os becos estreitos.

Ilha de Hydra

Claro, a princípio parece um tanto idílico. Quando muitas cidades do mundo pretendem acabar com os carros no centro de suas cidades, Hydra se caracteriza por ser notavelmente silenciosa, sem ruídos de motores, buzinas ou freios. Talvez seja por isso que artistas como Leonard Cohen, Picasso e Chagall foram atraídos pelo lugar.

Ilha de Hydra

Mas, embora para os turistas possa ser um destino bucólico de aposentadoria e descanso espiritual, para os nativos da ilha às vezes é difícil não ter carros. Todos os verões, quando ocorre um incêndio, têm de chegar da Europa aviões com bombeiros, e muitas pessoas correm, carregando água nos baldes para apagar o fogo, já que grande parte da ilha está inacessível devido à falta de estradas.

Não é o único problema, nem podem chamar ambulâncias em momentos de emergência. As pessoas que moram na parte mais alta da ilha costumam ficar isoladas e, claro, as pessoas com cadeiras de rodas têm dificuldade em se locomover. Mas, por outro lado, o fato de não haver carros é, em muitos aspectos, um motor da economia da ilha, já que muitos turistas decidem ficar por lá só para se sentirem tranquilos.

Além disso, livram-se de muitos dos graves acidentes automobilísticos que costumam ocorrer nas ilhas, principalmente aquelas que são muito turísticas como Mykonos, Santorini, Paros ou Naxos. Talvez não para viver, mas certamente para passar férias, Hydra pode ser um destino interessante, uma volta no tempo para aqueles momentos que nos fazem falta mesmo sem nunca os ter vivido.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação