O piso nacional dos professores subirá para R$ 4.420,55 em 2023, um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63. A portaria com o novo valor foi assinada na segunda-feira (16), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.
A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido todos os anos pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para 2023, o Fundeb estabelecia o reajuste de 15% no valor.
Esse índice é estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, responsável pelo reajuste de 15% para 2023.
Segundo representantes da classe, o valor deveria ser pago aos professores a partir da portaria de dezembro, emitida ainda no governo Bolsonaro.
No entanto, é comum que estados e municípios só paguem o reajuste após o anúncio do MEC.