Da Redação
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reuniu com a secretária de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf), Teté Bezerra, nesta terça-feira (17), na sede da pasta, para tratar sobre a destinação de emendas parlamentares para o apoio aos pequenos produtores de diversas regiões do Estado, além do fomento ao turismo rural.
O parlamentar está destinando neste ano de 2023, mais de R$ 2 milhões em recursos para atender as comunidades rurais em diversas áreas de atuação. De acordo com ele, a agricultura familiar necessita de novos investimentos do governo estadual e reconheceu que a secretária possui ampla experiência para auxiliar o governador Mauro Mendes (UB), também neste segundo mandato.
“Estamos fazendo a nossa parte ao destinar recursos e trabalhando junto da secretária Teté e do governador Mauro para dar voz e vez para mais de 100 mil famílias da agricultura familiar, que são responsáveis pela produção de mais de 80% dos alimentos que consumimos diariamente. Precisamos buscar estratégias para fomentar as cadeias produtivas de acordo com a vocação regional e ampliar o debate sobre ações para fortalecer o turismo rural, que é uma atividade que tem surpreendido e gerado renda e empregos na região sul do país, como é o caso do Paraná e Rio Grande do Sul”, disse Thiago Silva.
O turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas nas propriedades rurais, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor aos serviços/produtos, e promovendo o patrimônio natural da comunidade.
Teté se colocou à disposição para somar esforços junto ao Parlamento Estadual, com o objetivo de ampliar o atendimento na área da assistência técnica e extensão rural para os pequenos produtores, e expandir ações na área do turismo nas pequenas propriedades. “Vamos promover novas iniciativas de fomento às atividades no campo, e o turismo rural pode ser uma importante fonte de renda nos assentamentos do Estado.”, comentou.
Ela também salientou que os programas da Seaf estão sendo ampliados para o fortalecimento das cadeias produtivas, além da mecanização agrícola. “O deputado Thiago possui grande atuação na agricultura familiar, e juntos vamos promover este ano mais entregas para alavancar o trabalho, a geração de renda e garantir a permanência do homem no campo”, disse a secretária.
Neste primeiro mandato (2019/2022), Thiago Silva levantou na Assembleia Legislativa a pauta da defesa e valorização do trabalho dos pequenos produtores e dos servidores que prestam atendimento aos assentamentos, e continuará nesta mesma luta a partir de 1º de fevereiro, quando inicia uma nova legislatura.