The news is by your side.

Espiral em forma de galáxia estranhamente aparece sobre o Havaí.

0

 

Um “redemoinho” assustadoramente perfeito de luz na forma de uma galáxia espiral apareceu brevemente no céu noturno acima do Havaí. 

Mas o que foi isso?

Acontece que a impressionante espiral era composta de combustível de foguete congelado que foi ejetado durante um lançamento da SpaceX.

Um vídeo (abre em nova aba)   do show de luzes etéreas foi capturado em 18 de janeiro pela Subaru-Asahi Star Camera – co-propriedade do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e da agência de notícias japonesa Asahi Shimbun – anexada ao telescópio Subaru no topo de Mauna Kea, um vulcão adormecido na Ilha Grande do Havaí. Na filmagem acelerada, uma pequena bolha de luz se desenrola em um redemoinho brilhante perfeito que se move pelo céu por vários minutos antes de desaparecer no nada. 

“A espiral parece estar relacionada ao lançamento de um novo satélite pela empresa SpaceX”, disseram representantes do NAOJ.

O lançamento da SpaceX em questão foi um foguete Falcon 9 que decolou com sucesso da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 7h24 EST (12:24 GMT) carregando um novo satélite GPS para a Força Espacial dos EUA.

O primeiro estágio do foguete, que fornece a propulsão principal para a decolagem, separou-se do segundo estágio de carga cerca de 3 minutos após o lançamento e finalmente retornou à Terra. Depois de se separar do primeiro estágio, o segundo estágio usou seu pequeno motor para se posicionar para lançar o satélite. Depois que o satélite foi implantado, qualquer combustível restante foi ejetado antes da reentrada, o que fez com que o segundo estágio entrasse em rotação antes de sair de órbita e cair na Terra no oceano Pacífico. O resultado foi uma nuvem de cristais de combustível congelados em forma de espiral, que foram iluminados pela luz do sol, de acordo com Spaceweather.com.

Esta não é a primeira vez que os foguetes da SpaceX causam espetáculos de luzes deslumbrantes. Em abril de 2022, a Subaru-Asahi Star Camera capturou uma espiral de luz cintilante depois que a SpaceX lançou um satélite espião em órbita em outro foguete Falcon 9.  

As chamadas “espirais SpaceX” estão se tornando “comuns no Pacífico” porque é aqui que a maioria dos estágios do foguete Falcon 9 voltam para a Terra, escreveram representantes do Spaceweather.com. 

Combustível de foguete congelado também criou várias outras anomalias visuais impressionantes em outras partes do globo. Em março de 2022, o combustível congelado de um foguete chinês criou um grande orbe giratório de luz que atingiu uma aurora boreal no Alasca. Em outubro de 2017, uma esfera azul ainda maior foi vista no céu acima da Sibéria. Na ocasião, testes de foguetes militares russos deixaram o combustível congelado na área.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação