Da Redação
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu investigação contra a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O procedimento foi instaurado após pedido do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).
Em seu pedido, o parlamentar tomou como base uma reportagem do Metrópoles, que denuncia o uso de mais de R$ 1 milhão do fundo eleitoral de Daniela em “gráficas fantasmas”. O uso da verba ocorreu quando ela concorreu, em 2022, ao posto de deputada federal pelo Rio de Janeiro.
Segundo a denúncia, a ministra teria utilizado a verba em duas gráficas que não funcionam nos endereços informados à Junta Comercial e à Receita Federal. “A hipótese que existe é que essas gráficas eram fantasmas e que foram utilizadas como canal para desvio de dinheiro público”, afirmou Dallagnol à CNN.
“O presidente Lula disse em 6 de janeiro que quem cometesse irregularidades no governo seria convidado a se retirar, mas já são semanas de divulgação na imprensa de irregularidades de vários ministros de Estado e nada acontece. Como Lula não cumpriu sua promessa com o povo brasileiro, estamos acionando o Ministério Público para fazer valer a promessa que nós fizemos: fiscalizar, cobrar, e representar a indignação da sociedade com os abusos do governo Lula”, pontuou o deputado.