The news is by your side.

Ditadura da Nicarágua fecha universidades católicas

0

Da Redação

 

A Nicarágua determinou o fechamento de duas universidades ligadas à Igreja Católica, nesta terça-feira (7), sob a acusação de “descumprir” a legislação. O argumento do ditador Daniel Ortega, aliado político de Lula (PT), é o mesmo apresentado para fechar 18 sindicatos patronais, na segunda-feira (6).

O Ministério de Governo (Interior) publicou no jornal oficial La Gaceta a dissolução da Universidade Juan Pablo II, com unidades em Manágua e outras quatro cidades, e da Universidade Autônoma Cristã da Nicarágua (Ucan), com unidades em León e outras cinco cidades, informou a AFP.

Segundo a resolução, as duas universidades “atrapalharam o controle e a vigilância da Direção Geral de Registro e Controle de Organizações Sem Fins Lucrativos” da pasta.

O Ministério de Governo informou que os dirigentes da Universidade Juan Pablo II “não reportam a situação financeira do período 2021 a 2022” e que sua junta diretora estava vencida desde 17 de agosto de 2020.

Alunos dessas universidades católicas serão inseridos em outras instituições, enquanto os bens dela serão tomados pelo Estado, caracterizando uma expropriação. O regime de Ortega já fechou cinco rádios católicas e prendeu diversos religiosos, dentre eles o bispo Rolando Álvarez.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação