Da Redação
Várzea Grande já é Centro de Referência Paralímpico no Estado de Mato Grosso. Um acordo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira (7), entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado de Mato Grosso.
Com o acordo, o Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos” (Fiotão), no centro de Várzea Grande, passa a ser sede desse Centro de Referência Paralímpico ofertando formação para professores nas modalidades paralímpicas e principalmente a prática esportiva de lazer e de alto rendimento. Já estão disponíveis sete modalidades para deficientes físicos, com objetivo final na formação atletas de elite.
O Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves detalhou a participação de cada integrante na parceria. “O Comitê Paralímpico Brasileiro terá a responsabilidade de fornecer os materiais e preparar os professores. A Prefeitura de Várzea Grande fornecerá os espaços e os professores. Já ao Governo do Estado compete o repasse de recursos, que neste primeiro momento será de pouco mais de quinhentos mil reais para a compra de um ônibus que fará o transporte desses alunos deficientes da sua residência até o local de treinamento”, informou.
O superintendente de Esportes de Várzea Grande, Jadir Pereira, lembra que as inscrições para a prática e formação esportiva de crianças e jovens deficientes já estão abertas. “Temos sete modalidades esportivas para este público, quem quiser realizar matrícula basta nos procurar de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na área administrativa do Ginásio do Fiotão, ao lado terminal de ônibus André Maggi, centro de Várzea Grande”.