Da Redação
Uma menina de 2 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesse sábado (18), em Sinop, enquanto aguardava por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Depois de esperar por uma hora até encontrarem um leito disponível, acabou morrendo.
Em nota, a prefeitura de Sinop informou que a transferência da menina para um hospital estadual de referência foi buscado por meio do sistema de regulação, no qual foi encontrado uma vaga disponível na unidade de Cáceres. A menina recebeu os cuidados semi-intensivos necessários, segundo a prefeitura. Contudo, o quadro clínico dela evoluiu rapidamente.
De acordo com o município, não há registros de consultas ou qualquer outro tipo de atendimento médico a essa paciente na UPA de Sinop, antes de sábado.
Os atendimentos em UTIs pediátricas deveriam ter iniciado em 7 de fevereiro deste ano, com validade de um ano, mas o serviço ainda não é ofertado no município.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a região Teles Pires é assistida com leitos intensivos pediátricos em Nova Mutum, considerada referência na região.
Segundo a SES, o Hospital Regional de Sinop irá remanejar 30 novos leitos de enfermaria, com o objetivo de dar celeridade às demandas por cirurgias eletivas e a secretaria ainda apontou que a prefeitura pode abrir leitos pediátricos para suprir as necessidades locais.