The news is by your side.

Surto de paralisia na Europa está ligado a procedimentos de ‘Botox estomacal’

0

 

Um surto de envenenamento botulínico foi rastreado em dois hospitais particulares na Turquia, onde os pacientes foram submetidos a um procedimento médico destinado a ajudá-los a perder peso.

De acordo com um relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), um total de 67 casos de botulismo foram relatados até agora, principalmente na Turquia, sendo doze na Alemanha, um na Áustria e outro na Suíça.

Nenhuma morte foi relatada ainda, embora alguns dos casos mais graves tenham sido admitidos para tratamento intensivo.

O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, que geralmente cresce a partir de esporos em ambientes sem oxigênio.

Em casos mais leves, pode causar visão turva ou dupla, fala arrastada, náusea ou diarreia. Envenenamento mais grave pode impedir a respiração, com a morte ocorrendo em 5 a 10 por cento dos casos.

O veneno ofensivo da toxina bloqueadora dos nervos produzido pelo minúsculo micróbio, no entanto, encontrou uso nos últimos anos como medicamento.

Injetar doses cuidadosamente medidas da neurotoxina em partes específicas do corpo pode ser uma maneira útil para especialistas médicos treinados desligarem os músculos responsáveis ​​por dores ou problemas estéticos.

Facilmente associado a procedimentos cosméticos que evitam o enrugamento da pele, o tratamento ‘Botox’ tem uma variedade de outras aplicações, desde o alívio de enxaquecas crônicas até a prevenção do excesso de suor em áreas como as axilas.

Após resultados promissores em experimentos com animais no início dos anos 2000, as injeções de toxina botulínica A (BTX-A) na parede do estômago por meio de um endoscópio tornaram-se um meio de retardar a digestão e manter a sensação de ‘saciedade’ por mais tempo.

Um número crescente de clínicas em todo o mundo está fornecendo os procedimentos – às vezes chamados de tratamentos de ‘Botox gástrico’ – que até agora parecem ser uma opção relativamente segura, embora questionável em sua eficácia a longo prazo, como uma ajuda na perda de peso.

Claro, quando você está lidando com um dos venenos mais mortais do mundo, a segurança absoluta pode ser difícil de garantir. Não há muito espaço de manobra para calcular uma dose segura e eficaz de BTX-A, que é considerada letal além de um nanograma por quilograma de massa corporal.

A toxina botulínica é, na verdade, composta de várias substâncias diferentes, cada uma única em sua potência, portanto, atingir o equilíbrio certo é importante ao preparar um medicamento padronizado. Desnecessário dizer que é melhor deixar a receita para os fabricantes aprovados.

Mesmo em mãos treinadas, produtos ‘Botox’ não licenciados contendo misturas desconhecidas ou fontes falsificadas não aprovadas da toxina apresentam riscos significativos à saúde do paciente.

É difícil saber o que deu errado para causar este último surto. Entre os 63 casos com detalhes suficientes, sabe-se que 60 foram operados em um hospital particular de Istambul.

Outros três estavam ligados a um segundo hospital privado na cidade turca de Izmir. Todos receberam seus tratamentos entre 22 de fevereiro e 1º de março deste ano.

As autoridades turcas afirmam que os produtos usados ​​no tratamento foram licenciados, embora não tenham sido aprovados para uso no procedimento de paralisação do estômago. Estão em curso investigações a cada uma das clínicas, que entretanto tiveram as suas atividades suspensas.

O ECDC está incentivando qualquer pessoa que tenha viajado para Istambul e Izmir para tratamento com neurotoxina botulínica intragástrica a procurar orientação médica se sentir fraqueza geral ou dificuldade para respirar ou engolir.

Aqueles que sofrem os efeitos da toxina paralisante podem levar meses para se recuperar totalmente. Um surto de botulismo causado por um medicamento BTX-A falsificado no Egito em 2017 deixou pelo menos cinco pessoas hospitalizadas. Mesmo depois de serem tratados com antitoxinas, os pacientes desse caso ainda levaram até 12 semanas para se recuperar totalmente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação