The news is by your side.

Moro pede análise de suspeição de novo juiz da Lava Jato

0

Da Redação

 

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentou uma questão de ordem, com urgência, ao juiz federal Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, novo responsável pelos processos da Operação Lava Jato. Na manifestação, Moro pede que ele se abstenha de atuar em processos da operação até julgar arguição de suspeição apresentada contra ele pelo Ministério Público Federal (MPF).

Moro também pede que Appio reconsidere a decisão de enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as acusações feitas pelo advogado Rodrigo Tacla Duran contra ele e o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Os pedidos foram protocolados no processo em que Tacla Duran é réu. Ele trabalhou para a Odebrecht e foi apontado pela Lava Jato como operador financeiro da construtora em esquemas de corrupção. O advogado foi ouvido por Appio na segunda-feira (27).

O juiz Appio intimou o advogado a depor depois de revogar uma ordem de prisão preventiva contra ele decretada por Moro em 2016.

Como “interessado”, Moro pediu que Appio pare de proferir decisões nos autos de processos da Lava Jato até analisar o pedido de suspeição protocolado pelo MPF.

O ex-juiz da Lava Jato alega que seu sucessor deixou de cumprir a lei processual que estabelece a “precedência” da chamada “exceção de suspeição”. Para Moro, o pedido deve ser analisado com prioridade, antes de Appio analisar quaisquer autos da Lava Jato, para “prevenir que atos processuais sejam ordenados por juiz suspeito”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação