CNN
Nove militares dos EUA foram mortos depois que dois helicópteros da 101ª Divisão Aerotransportada caíram no sudoeste do Kentucky, nessa quarta-feira (29), de acordo com um oficial do Exército dos EUA. A fonte disse que não houve sobreviventes.
Já o Exército disse que “várias baixas” foram confirmadas, e não divulgou imediatamente quantos tripulantes do Air Assault foram mortos ou feridos.
Dois helicópteros HH-60 Blackhawk caíram por volta das 22h dessa quarta-feira (20h, no horário de Brasília), no Condado de Trigg, perto da fronteira com o Tennessee, disseram autoridades da instalação Fort Campbell, do Exército dos EUA.
“O status dos membros da tripulação é desconhecido neste momento”, diz o comunicado na página da base no Facebook. Os tripulantes estavam voando “durante uma missão de treinamento de rotina quando ocorreu o incidente”.
Fatalidades são esperadas, disse o governador Andy Beshear enquanto os socorristas estavam no local.
“Recebemos algumas notícias difíceis de Fort Campbell, com relatos iniciais de um acidente de helicóptero e mortes esperadas”, disse Beshear no Twitter durante a noite. “Por favor, ore por todos os afetados.”
Beshear viajará para Fort Campbell para “apoiar nossas tropas e suas famílias”, disse ele em um tweet na manhã desta quinta-feira (30).
O pessoal da Polícia do Estado de Kentucky estava ajudando as autoridades de Fort Campbell após um “incidente de aeronave” em uma área rural, disse um porta-voz.
A polícia estadual recebeu a ligação por volta das 22h15 e correu para uma área com um campo e bosque, disse a porta-voz do Posto 1 da Polícia Estadual, Trooper Sarah Burgess, acrescentando que “várias agências” estavam ajudando.
Nenhuma área residencial foi afetada, disse ela.
O pessoal de Fort Campbell está “focado em cuidar dos militares e suas famílias”, disse o comunicado.
“Estou arrasado ao saber sobre o acidente de helicóptero do Exército em Kentucky envolvendo nossa brava 101ª Divisão Aerotransportada”, disse o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, de Kentucky, em um comunicado no Twitter. “Minha equipe está em contato com o Exército e as autoridades no local. Por favor, ore por nossos militares e suas famílias enquanto recebemos mais informações.”