The news is by your side.

Ministério da Agricultura suspende feiras com aves para evitar gripe aviária

0

Da Redação

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves. A medida, que visa evitar a disseminação da gripe aviária, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30). A portaria terá duração de 90 dias e pode ser prorrogada.

Além da suspensão dos eventos, a portaria proíbe a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados pelo ministério. A regra se aplica a qualquer espécie de aves de produção, como galinhas, perus e avestruzes, bem como aves silvestres ou exóticas em cativeiro.

Segundo o ministério, a ação é vista como preventiva. Isso porque, no início do ano, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou sobre à crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves nas Américas.

Em janeiro, houve a confirmação do primeiro caso de infecção humana no Equador. Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária em um ser humano.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação