Da Redação
O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves. A medida, que visa evitar a disseminação da gripe aviária, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30). A portaria terá duração de 90 dias e pode ser prorrogada.
Além da suspensão dos eventos, a portaria proíbe a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados pelo ministério. A regra se aplica a qualquer espécie de aves de produção, como galinhas, perus e avestruzes, bem como aves silvestres ou exóticas em cativeiro.
Segundo o ministério, a ação é vista como preventiva. Isso porque, no início do ano, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou sobre à crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves nas Américas.
Em janeiro, houve a confirmação do primeiro caso de infecção humana no Equador. Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária em um ser humano.