Da Redação
Com o objetivo de promover a segurança nas escolas públicas de Mato Grosso, o deputado Cláudio Ferreira (PTB) protocolou um projeto que autoriza policiais militares, que estiverem de folga, a atuar na segurança armada de escolas e entornos. A atuação será mediante remuneração.
A medida foi proposta após os ataques em uma creche em Blumenau (SC) e também a uma escola no Rio de Janeiro, neste ano. Também foram registradas ocorrências de ameaças de novas ocorrências, inclusive em Mato Grosso.
“A vida é o maior bem a ser protegido, então é nosso dever garanti-la em todos os aspectos e ambientes necessários. Infelizmente, vimos esses casos e precisamos atuar fortemente para evitar novas ocorrências”, explica o deputado.
A escolha dos policiais para essa função, segundo a proposta, será feita por meio de um processo seletivo, no qual se inscreverão os interessados. Inclusive os militares reformados, fisicamente aptos, poderão se candidatar.
As diretrizes para a atuação nas escolas serão de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Já a remuneração ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de dotação orçamentária própria.
“A escola ocupa espaço central na formação de crianças e adolescentes. É onde eles ficam boa parte de seus dias. Então, um ambiente seguro é um direito e também uma necessidade para o desenvolvimento pessoal. Além disso, é dever do Estado proteger e zelar pela comunidade escolar”, reforçou o deputado.