The news is by your side.

Passeio caro: Governo paga custos e Lula leva sindicalistas em viagem à China

0

Da Redação

 

Os líderes sindicais que acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem à China tiveram custos bancados pelo governo. Além do voo, a organização dos demais custos da viagem foi feita pelo Itamaraty. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, confirmou a informação ao site Poder360, neste sábado (15).

“A organização dos custos ficou com o Itamaraty. Então, da nossa parte, a gente veio cumprir agenda. Então, isso aí é com eles [Itamaraty]”, disse Nobre.

A comitiva de Lula incluiu, além de Nobre, os líderes sindicais Miguel Torres, presidente da Força Sindical; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT); e Moisés Selerges Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O líder do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, também  acompanhou Lula durante a viagem. Antes de embarcar, Stédile anunciou novas invasões por parte do movimento em todo o país no mês de abril.

O objetivo da viagem para os sindicalistas, segundo Nobre, foi abrir diálogo com empresas chinesas que desejam atuar ou atuem no Brasil, e fortalecer relações com os representantes de sindicatos chineses.

“As empresas que vão [investir] têm que saber que lá no Brasil tem os sindicatos, tem centrais sindicais organizadas. E é importante que todo conflito que surja da relação de emprego seja resolvido na mesa de negociação. [É] respeitar os sindicatos e organização sindical”, disse o sindicalista.

“Uma coisa mais importante ainda: em todas as viagens em que a comitiva internacional vem com o presidente e outros [representantes do governo] também, os trabalhadores não vinham. O presidente Lula já iniciou agora que, além de empresários, também virão trabalhadores e foi esse caso. Obrigado, presidente Lula”, declarou Torres.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação