The news is by your side.

Após imagens, Comissão da Câmara aprova convocação do ministro do GSI

0

Da Redação

 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), a convocação do ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar esclarecimentos sobre os atos criminosos de 8 de janeiro.

Na condição de convocado, a falta de comparecimento do ministro, sem justificação, importa crime de responsabilidade. Gonçalves Dias era aguardado na comissão parlamentar na tarde desta quarta para falar sobre os alertas de inteligências sobre o episódio de janeiro. No entanto, o general apresentou um atestado médico para justificar sua ausência.

O documento diz que o ministro foi atendido às 13h, com “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”. “Devendo ter ausência em compromissos justificadas por motivo de saúde na presente data”, diz o atestado.

A ausência do ministro-chefe do GSI na Comissão de Segurança ocorre horas após o vazamento de gravações do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram Dias andando pelo local durante a invasão. Nas imagens é possível ver o general caminhando no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Minutos depois, o general caminha pelo mesmo corredor que invasores e, aparentemente, indica a saída de emergência aos manifestantes.

A convocação se deu após acordo das lideranças da oposição e do governo. O representante do governo, Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), chegou a um entendimento com o da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ), sobre a votação do pedido de convocação do ministro. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira (26), às 14h.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação