A astrofotografia amadora está se tornando cada vez mais popular entre a comunidade de astronomia, pois os avanços nas tecnologias de telescópios e câmeras permitem que indivíduos de todas as esferas da vida observem os céus com detalhes alucinantes, incluindo nosso próprio Sol, embora com o equipamento de proteção adequado.
Isso foi demonstrado recentemente por Andrew McCarthy, dono do Cosmic Background Studios.
Em 18 de março de 2023, McCarthy tuitou um vídeo do que parecia ser um tornado na superfície do Sol.
Embora esse recurso não pareça tão grande, McCarthy fornece uma pilha de 14 Terras para escala no vídeo para mostrar o tamanho gigantesco dessa monstruosidade semelhante a um tornado. Mas enquanto os tornados são comuns na Terra, o que está acontecendo na superfície do Sol para criar um fenômeno tão único?
I spent 3 hours yesterday with my solar telescope pointed at a tall tornado-y looking thing on the sun. This 14-Earths-tall swirling column of plasma was raining moon-sized gobs of incandescent material on the sun. I can't imagine a more hellish place. pic.twitter.com/dewzNEAEJA
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 18, 2023
“Esta é uma proeminência solar na cromosfera do sol”, disse McCarthy recentemente ao Universe Today. “Uma massa de plasma capturada em um loop magnético, afastando-a da fotosfera e a mais de cem mil milhas no espaço. O material solar ‘chove’ da proeminência de volta ao Sol”.
McCarthy disse que esta sequência foi fotografada usando um telescópio modificado que pode observar a atmosfera do Sol no que é conhecido como banda hidrogênio-alfa usando centenas de milhares de imagens ao longo de algumas horas, e ele diz que este não foi um encontro aleatório enquanto ele monitora o comportamento do Sol diariamente.
“Cada quadro do vídeo era uma pilha de cerca de 500 imagens individuais”, disse McCarthy. “O recurso era relativamente fraco contra o disco solar muito mais brilhante, por isso era difícil resolver o contraste contra o brilho de outra forma”.
Junto com o vídeo, McCarthy colaborou com o colega Jason Guenzel para produzir uma imagem de tirar o fôlego de 140 megapixels do Sol com o tornado visível na parte superior da imagem, com McCarthy dizendo ao Universe Today que esta imagem “ostenta uma visão dramática da cromosfera e da coroa solar”.