A infecção do trato urinário (ITU) podem ser incrivelmente dolorosa e desencadear uma variedade de problemas na bexiga. Se não for tratada, pode se mover para os rins e causar mais complicações, incluindo sepse em alguns casos raros. Embora mais comuns em mulheres, as ITUs também podem afetar homens e crianças.
Em um novo estudo, os pesquisadores revisaram 50 ensaios anteriores, abrangendo 8.857 participantes no total. Esses estudos anteriores analisaram como o risco de ITU estava ligado a cranberries entregues em suco, comprimido ou pó.
“Os estudos que analisamos incluíram uma variedade de métodos para determinar os benefícios dos produtos de cranberry”, diz a epidemiologista Jacqueline Stephens, da Flinders University, na Austrália.
“A grande maioria comparou produtos de cranberry com um placebo ou nenhum tratamento para ITU e determinou que beber cranberries como suco ou tomar cápsulas reduziu o número de ITUs em mulheres com casos recorrentes, em crianças e em pessoas suscetíveis a ITUs após intervenções médicas, como bexiga radioterapia.”
O risco de desenvolver uma ITU foi reduzido em mais de um quarto em mulheres com casos recorrentes de infecção, em mais da metade em crianças e em pouco mais da metade em pessoas com probabilidade de contrair ITUs após procedimentos médicos.
Apenas algumas pessoas nos estudos relataram efeitos colaterais, sendo a dor de estômago a mais comum. No entanto, existem lacunas nos dados: muito poucos estudos compararam produtos de cranberry diretamente a antibióticos ou probióticos sozinhos, por exemplo, e esses tratamentos podem ser tão eficazes quanto a fruta.
Nenhum benefício dos cranberries foi mostrado para adultos mais velhos, mulheres grávidas ou pessoas com problemas de esvaziamento da bexiga, portanto, essa não é uma descoberta que se aplica a todos. No entanto, mostra que, para alguns grupos de pessoas, o risco reduzido é significativo.
Embora muitas mulheres já tenham usado suco de cranberry para evitar infecções do trato urinário, até o momento, as evidências científicas de sua eficácia não eram particularmente conclusivas.
De acordo com estudos anteriores, acredita-se que os compostos dentro dos cranberries chamados proantocianidinas (PACs) ajudam a impedir que a bactéria Escherichia coli se ligue às células que revestem a bexiga, dando aos frutos seus benefícios protetores. Estima-se que a E. coli seja responsável por cerca de 90% das ITUs.
Ainda não está claro qual deve ser a dosagem ideal de PACs de cranberry, mas um estudo de 2021 recomendou cerca de 36 miligramas de PACs por dia. Os pesquisadores responsáveis por esta revisão mais recente advertem que “nenhuma conclusão pode ser tirada dessas análises quanto à eficácia relativa de diferentes doses de PAC”.
Esta é a quinta de uma série de revisões (a primeira foi publicada em 1998), e cada vez os pesquisadores podem adicionar mais dados à pilha. A cada atualização, os potenciais benefícios dos cranberries estão se tornando mais aparentes.
“Esta é uma revisão da totalidade das evidências e, à medida que novas evidências surgem, novas descobertas podem ocorrer”, disse o epidemiologista Jonathan Craig, da Flinders University. “Nesse caso, a nova evidência mostra uma descoberta muito positiva de que o suco de cranberry pode prevenir ITU em pessoas suscetíveis.”
A pesquisa foi publicada no Cochrane Database of Systematic Reviews.