Da Redação
O deputado federal André Janones (Avante) foi condenado pela Justiça de Minas Gerais a pagar uma indenização de R$ 5 mil ao também deputado federal Nikolas Ferreira (PL) por danos morais.
O motivo da condenação é uma série de publicações de Janones nas redes sociais. Durante a campanha eleitoral do ano passado, o aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou Nikolas de estar envolvido com o crime de pedofilia.
Na época da campanha eleitoral de 2022, Nikolas questionou as possíveis razões de a inscrição de Janones, que é advogado, estar suspensa na OAB regional.
Em resposta, Janones disse que um “vereador pedófilo” estava fazendo montagens com seu nome. A fala do parlamentar ensejou o processo movido por Nikolas.
“Nikolas Ferreira me processou por eu ter dito aqui que tem um vereador pedófilo me difamando”, argumentou Janones. “Detalhe: não citei nome e estava me referindo a um cidadão que responde a dezenas de denúncias por pedofilia! O que uma consciência pesada não faz, hein?”
No entanto, a Justiça concluiu que as publicações eram sobre Nikolas e que houve ofensa à sua imagem, pela gravidade dos termos usados. Em contrapartida, a equipe de defesa alegou que Janones não publicou nenhum nome específico.