Da Redação
O Banco do Brasil vai retirar o patrocínio da Agrishow, maior feira de agronegócios do país, depois de o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ser “desconvidado” pela organização do encontro. A decisão foi tomada depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido convidado e confirmar presença no evento.
A informação da desistência do BB em patrocinar a feira foi publicada pelo portal G1. Apesar de retirar o patrocínio, o BB vai participar do evento com seu stand de negócios.
A presidente da instituição, Tarciana Medeiros, também desistiu de comparecer à feira. O governo não divulgou qual foi o valor do patrocínio oferecido pelo banco.
A avaliação do governo é que o desconvite foi uma “descortesia” dos organizadores da Agrishow e avaliou que houve uma mudança de caráter de um evento institucional do agronegócio para um ato de características políticas e ideológicas.
“Sem nenhum rancor, compreendo as entidades. Eu fui desconvidado talvez para evitar algum mal-estar. Foi pedido se não seria melhor eu ir no dia 2. Eu entendi o recado, compreendo. Em outra oportunidade, eu visito o Agrishow com muito carinho. Tudo no seu tempo”, disse Carlos Fávaro.
Em resposta oficial a imprensa, o Banco do Brasil não falou diretamente sobre o patrocínio do Agrishow, mas informou que estará presente na Agrishow por meio de sua atuação comercial, com estandes, para realização de negócios e atendimento aos seus clientes. “O BB tomará as medidas cabíveis se, durante a feira, houver qualquer desvio das finalidades negociais previstas”, diz trecho da nota.
O deputado federal Mario Frias (PL-SP) usou as redes sociais para criticar a postura do governo Lula em usar o Banco do Brasil para fazer política. “O BB estaria sendo usado para fazer política? Não seria isso violação da moralidade e impessoalidade administrativa?”
O BB é uma Sociedade de Economia Mista, pessoa jurídica, com personalidade especifica.
O BB não é "propriedade" do Governo, desempenha papel de fomento da atividade econômica e, se patrocina, também ganha com sua imagem, até porque tem acionistas e visam o lucro.
O BB estaria… pic.twitter.com/barS74enLa
— MarioFrias (@mfriasoficial) April 29, 2023