Especialistas em inteligência artificial já alertam há algum tempo que o mundo do trabalho está prestes a mudar e que a maioria dos trabalhos que os humanos realizam atualmente podem em breve cair nas mãos dos robôs. Tal cenário parece estar um pouco mais próximo agora, com a apresentação de um novo robô desenhado pela empresa Sanctuary AI.
A empresa com sede no Canadá diz que sua tecnologia já é capaz de concluir centenas de tarefas identificadas por clientes em mais de uma dúzia de setores diferentes.
“Desenhamos o Phoenix para ser o humanóide mais rico em sensores e com a maior capacidade física alguma vez construído”, disse a empresa em comunicado.
Introducing Phoenix: a revolutionary humanoid general-purpose robot designed for work. Read the full news release: https://t.co/8YBFrInWzs
Phoenix is the first humanoid to be powered by Carbon, a pioneering AI control system, and represents a giant leap forward in our mission to… pic.twitter.com/VPBIkbyIYH
— Sanctuary AI (@TheSanctuaryAI) May 16, 2023
Equipado com um sistema de inteligência artificial chamado Carbon, o humanóide é capaz de realizar o mais amplo conjunto possível de tarefas de trabalho.
“Vemos um futuro em que os robôs de uso geral serão tão onipresentes quanto os carros, ajudando as pessoas a fazer o trabalho que precisam, nos casos em que simplesmente não há pessoas suficientes para fazer esse trabalho”, disse Geordie Rose, co-fundador e CEO da Sanctuary AI.
Em março, a empresa anunciou que havia concluído sua primeira implantação comercial, um marco importante no progresso da empresa em direção à comercialização total. Ao mesmo tempo, revelou que estava adotando uma abordagem aberta e colaborativa para construir um novo ecossistema em IA e robótica.