Da Redação
A secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, em comum acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC)
encerra nesta sexta-feira (26), a entrega dos cartões do programa SER
Família, idealizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso. O município
foi contemplado com cerca de 5 mil cartões e há três semanas vêm
realizando a entrega às famílias em risco de vulnerabilidade social.
O prefeito Kalil Baracat em recente evento com o governador Mauro
Mendes, sinalizou a importância das ações sociais realizadas em prol de
qualidade de vida e oportunidade para aqueles menos favorecidos, sendo
que os benefícios concedidos retiram as famílias da situação de risco.
Ele sinalizou que ações sociais como essa são fundamentais, mas devem
vir acompanhadas de outras medidas para se evitar a dependência das
pessoas do Poder Público.
“Na mesma proporção que ajudamos para que essas pessoas com risco de vulnerabilidade social tenham sua integridade resguardada, trabalhamos para permitir que elas sejam capacitadas e se tornem profissionais aptas para serem absorvidas pelo mercado de trabalho e se tornem economicamente ativas”, frisou Kalil Baracat.
Conforme a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira, a equipe vem realizando a busca ativa das famílias contempladas, por meio de ligações telefônicas e de procura pelos endereços registrados no cartão, além de mensagens em grupos de WhatsApp das famílias inscritas em programas sociais do município.
A secretária disse ainda que todo o esforço foi feito para que as famílias contempladas com o benefício do SER Família tivessem em mãos o cartão que dá direito a esse auxílio. Ana Cristina lembrou ainda que o processo de seleção das famílias contempladas foi feito de acordo com as especificações da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, e que todas as famílias cadastradas comprovaram a necessidade do auxílio.
As famílias contempladas com este novo cartão serão acompanhadas pelas equipes técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social – CREAs, de acordo com a sua região, e deverão participar de cursos de capacitação e de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
O Governo do Estado assim como o município tem ampliado a oferta de
cursos de capacitação por isso a necessidade dessas pessoas se
inscreverem nesses cursos para que possam se preparar para o mercado de trabalho.
A atualização dos dados cadastrais é importante e deve ser feita a cada dois anos, ou a partir do momento em que ocorra mudança de endereço e troca do número do telefone celular. Havendo esses casos, é importante que o beneficiário procure as unidades sociais para atualizar os dados.
A equipe de proteção básica atua junto ao Cadastro Único para identificar as famílias em vulnerabilidade, famílias que se encaixam em programas sociais, como nos critérios do Ser Família, por isso a necessidade de ter os dados sempre atualizados.