The news is by your side.

STF forma maioria e decide tornar réus mais 70 acusados pelo 8 de Janeiro

0

Da Redação

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (9), tornar réus mais 70 denunciados pela Procuradoria Geral da União (PGR) por participarem dos atos de 8 de Janeiro. Os votos dos magistrados estão sendo recolhidos virtualmente, em sessão que iniciou no último dia 2, e já formou maioria contra os acusados.

Os ministros Alexandre de Moraes, relator das investigações, Rosa Weber, Luiz Fux, Edson Fachin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram para tornar os envolvidos réus.

Até o momento, o ministro Kassio Nunes Marques foi o único ministro do STF a votar contra, repetindo o padrão dos julgamentos anteriores. Ele afirma que o tribunal nem sequer deveria estar analisando as denúncias, porque os acusados não têm direito a foro privilegiado.

Em seu voto, Nunes Marques disse que não há provas de que os manifestantes que estavam no acampamento participaram dos atos de vandalismo em Brasília.

“Com efeito, as denúncias partem de meras ilações, com fotos e descrições das atividades desenvolvidas no acampamento montado em frente ao Quartel-General de Brasília, sem apontar nenhum comportamento concreto dos denunciados que pudesse dar suporte a tal acusação”, escreveu.

Esta foi a sétima rodada dos julgamentos que analisam a condição do total de 1.390 acusados pela PGR de envolvimento direto nas manifestações que depredaram os prédios dos três poderes. Em razão do grande volume de acusados, a Suprema Corte decidiu fazer o julgamento em blocos. No último deles, finalizado na última segunda-feira (29), o STF decidiu tornar réus os autores intelectuais dos ataques. Somados a decisão desta sexta, já são 1.245 réus pelos ataques do 8 de Janeiro.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação