The news is by your side.

Aprovado em 1° votação, projeto cria cursos profissionalizantes para PCD

0

Da Redação

 

O Projeto de Lei n.° 78/2023 de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), em sessão plenária, cujo objetivo é o de promover a implantação de cursos profissionalizantes exclusivos para Pessoas Com Deficiência (PCD). A matéria busca garantir condições especiais para a inserção social e profissional deste público, o que vai reduzir e eliminar as barreiras que enfrentam no atual mercado.

O parlamentar comentou sobre a importância do projeto. “Esta é uma primeira grande vitória, onde queremos garantir o direito à aprendizagem e capacitação para as pessoas com deficiência, visando o ingresso no mercado de trabalho. Acredito que esta matéria é de grande importância para a inserção e a qualificação deste público em específico”, disse.

Se aprovado em segunda votação e sancionado pelo Poder Executivo Estadual, o projeto vai autorizar o Estado a implantar e oferecer cursos profissionalizantes direcionados exclusivamente às pessoas com deficiência.

O PL estabelece que os cursos criem condições para que todos os indivíduos com deficiência tenham acesso a uma formação profissional adequada, organizar os meios de formação necessários para qualificar essas pessoas para uma inserção competitiva no mercado de trabalho e ampliar a formação e qualificação profissional baseada na educação geral para promover o desenvolvimento harmonioso das pessoas com deficiência, atendendo às demandas do progresso técnico, novos métodos de produção e evolução social e econômica.

Na justificativa apresentada por Thiago Silva, ele destaca que a Constituição Federal estabelece que União, Estados, Distrito Federal e Municípios têm a responsabilidade compartilhada de cuidar da saúde, assistência pública, proteção e garantia das pessoas com deficiência. Atualmente, estima-se que 15% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência, o que corresponde a cerca de 24 milhões de habitantes no país.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação